Recomendo o Blog: G.Vit®razzi Filmes™ - Filmes, Seriados & Shows. Clique no slide.

Pesquisar no blog

Mapa do Blog - Por Ordem de Postagem

Saiba tudo sobre o Windows Defender - O antivírus nativo do Windows 8

A história do Windows Defender começa em 16 de Dezembro de 2004, quando a Microsoft compra a empresa GIANT. Inicialmente chamado de “Microsoft Antispyware”, o Windows Defender vem ganhando a aprovação de muitos usuários do Windows. Quando o Windows 8 foi lançado, a microsoft resolveu juntar as funções do Windows Defender com a do Microsoft Security Essentials, como detecção em tempo real, scanner de vírus, malware, spyware e rootkits. Apesar da boa aceitação de alguns que argumentam: “Quem é melhor para proteger o Windows do que a própria Microsoft?”, outros não acham que o Windows Defender é seguro, preferindo outros Antivírus. De toda forma, não podemos negar que um antivírus é essencial para usuários com pouca experiência, e o Windows Defender tem feito um bom trabalho.

“Um bom trabalho, mas não excelente.”

Muitos dizem a frase acima e acreditam que o desempenho do Windows Defender não é lá essas coisas. De acordo com algumas pesquisas feitas a um tempo atrás, como essa e essa, ele realmente não se saiu muito bem em comparação com outros. Mas posso lhes garantir que apesar das comparações, o Windows Defender é uma boa alternativa para o seu PC, sendo melhor que muitos antivírus pagos que existem, além de ser muito leve, quase imperceptível no seu dia a dia. Também é nativo do Windows 8, e seu valor já está incluso no valor da licença.


Windows Defender é diferente do Microsoft Security Essentials?

Não no Windows 8. Alguns usuários dizem que o Windows Defender não pode ser comparado com outros antivírus, pois ele é na verdade um antispyware (instalado automaticamente no Windows desde o Windows XP SP1) e não um antimalware (Trojans, Backdoors e etc). Dizem que na verdade o antimalware ou antivírus da Microsoft é o Microsoft Security Essentials, baseado nessa página. Mas essa informação só foi verdadeira até o Windows 7. Como foi dito no início deste artigo, a Microsoft unio as funções do Windows Defender com as funções do Microsoft Security Essentials. Assim o Windows Defender é o antivírus nativo do Windows 8.


Como funciona o Windows Defender

O Windows Defender funciona de algumas formas básicas, como todo antivírus.

Ele encontra programas maliciosos e vírus do seu sistema. Esses vírus já foram detectador em outros computadores, e foram enviados para o banco de dados da Microsoft. Essa identificação do vírus é feita, logo após ele ser transferido para o seu disco local, ou quando você o executa. Depois de detectado, o vírus é excluído ou levado para a quarentena. Uma área em que ele não pode afetar o computador
Mas e se o vírus não for conhecido? Então ele se baseia em como o arquivo está se comportando, em que requisições ele faz ao sistema e daí toma a ação necessária. Sempre você pode escolher o que fazer com o arquivo detectado.
Outra ação que você pode tomar com o Windows Defender e fazer varreduras em seu sistema. Essas podem ser periódicas, programadas automaticamente, ou sempre que você achar necessário.

Como usar o Windows Defender

A simplicidade do Windows Defender é surpreendente! Logo na tela inicial vemos algumas abas simples de entender: Página inicial, Atualizar, Histórico e Configurações.

Página Inicial


Normalmente um antivírus só irá reconhecer o vírus que ele estiver em seu banco de dados. Ta ai a grande importância da atualização. Com o Windows Defender não é diferente. As atualizações podem ocorrer automaticamente, sempre que as mesmas forem lançadas. Mas você pode sempre está verificando e forçar, por assim dizer, uma atualização, clicando em “Atualizar”.

Histórico

Aqui, exibe os vírus ou arquivos que foram detectados, e que você não excluiu. A primeira opção mostra os arquivos que estão em quarentena. Com a opção marcada, clicando no botão em baixo, “Exibir detalhe”, você pode ver os arquivos que estão em quarentena. Talvez se tiver alguma arquivo que foi detectado por engano, você pode remover o arquivo de lá. Se você tiver alguma dúvida se um arquivo está lá por engano, é melhor verificar logo, pois os arquivos na quarentena podem ser apagados de tempos em tempos.


Configurações

A principal configuração do Windows Defender é justamente a primeira a ser apresentada. A proteção em tempo real. Lá você pode ativar ou desativar essa opção. Mas porque eu iria querer desativar a proteção em tempo real do Windows Defender? Na maioria dos casos, seria porque você quer um outro antivírus em seu computador. Mas, pode ser também para rodar um jogo ou um programa que o Windows Defender está interrompendo. Quando fizer isso, lembre-se de que se não estiver usando outro antivírus, seu computador está desprotegido.


No caso do Windows Defender ficar constantemente detectando um arquivo como vírus, sendo que você sabe que ele não é, pode criar uma pasta para colocar esses arquivos lá. Nas opções Arquivos e locais excluídos, Tipos de arquivo excluídos e Processos excluídos, você marcará a pasta ou as pastas que deseja que o Windows Defender não verifique.

Windows Defender: um poderoso antivírus!

Como vimos o Windows Defender é uma excelente opção pra quem usa o Windows 8. Claro, os fabricantes de antivírus vão defender os seus, e atacar o da Microsoft. Mas quem escolhe no final é você. E como vimos no decorrer desde artigo, o Windows Defender do Windows 8 é sem sombra de dúvida, um poderoso antivírus!

No próximo post:.   Conheça a Profissão de Testadores de Software
Até lá....
Facebook: Prof G. Aguillar
Siga-me no Twitte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique e/ou elogie. Mas, por favor, seja ético e educado. Somente assim serão exibidos os seus comentários. Obdo.