Recomendo o Blog: G.Vit®razzi Filmes™ - Filmes, Seriados & Shows. Clique no slide.

Pesquisar no blog

Mapa do Blog - Por Ordem de Postagem

Novidades para os sistemas operacionais

A importância das redes

Para os computadores de mesa, o acesso a redes locais ou Internet é um recurso tão comum que é difícil pensar em um sistema operacional que não ofereça conexão a outros computadores ou servidores. Os desenvolvedores de sistemas operacionais utilizam a Internet como principal meio de distribuição de atualizações do sistema e correções de bugs. É possível receber estas atualizações em CD/DVD, mas isso é cada vez menos comum. Existem sistemas operacionais completos disponíveis apenas pela Internet. 


Além disso, um processo chamado NetBooting tornou possível a utilização de um sistema operacional (kernel, Interface do usuário e tudo mais) fora da máquina que ele controla. Antigamente, isso só era feito por usuários experientes em plataformas multiusuários como UNIX utilizando aplicativos especializados. O NetBooting permite que o sistema operacional de um computador seja compartilhado na rede. Qualquer computador conectado a esta rede pode usá-lo. Um servidor NetBoot pode disponibilizar sistemas operacionais para dezenas de computadores simultaneamente. O usuário utiliza o seu computador da mesma maneira como utiliza o Windows ou MacOS


Código-fonte aberto

Uma questão sobre o futuro dos sistemas operacionais envolve uma filosofia específica de distribuição de software. O objetivo é criar um sistema operacional que seja utilizado por empresas e consumidores. 


O Linux, um sistema operacional criado e distribuído de acordo com os princípios de código-fonte aberto teve um impacto significativo no mercado de sistemas operacionais. A maioria dos sistemas, drivers e utilitários são escritos por organizações comerciais que distribuem versões executáveis dos seus softwares. Estas versões não podem ser estudadas nem alteradas pelos usuários. O software livre tem o código-fonte aberto. Assim, o material original pode ser estudado, alterado e complementado. Além disso, os resultados são distribuídos gratuitamente. Isso gerou o desenvolvimento e a distribuição de inúmeros aplicativos gratuitos como o programa de manipulação de imagens GIMP (em inglês), o popular servidor da Web Apache (em inglês) e o navegador de internet Firefox. A vantagem para os usuários é que eles podem personalizar os seus sistemas e ter mais controle sobre o comportamento de seus dispositivos. 


Entrando no sistema

Muitos dispositivos como telefones celulares e roteadores não permitem que o usuário acesse o sistema operacional. Na maioria das vezes, para que o sistema não seja removido ou danificado. Porém, em muitos casos, existe uma maneira de acessar o "modo do programador" que permite mudar o sistema, se você conseguir acessar este modo. Mesmo assim, estes sistemas foram criados para permitir pequenas mudanças. Em alguns dispositivos, é possível fazer grandes mudanças, principalmente naqueles que utilizam Linux. Aqui estão alguns exemplos:

  • o TiVo DVR (gravador de vídeo digital) roda uma versão modificada do Linux. Todas as modificações são conhecidas pelo público e podem ser encontradas (em inglês) junto com algumas ferramentas especiais de manipulação do código. Muitos usuários TiVo fizeram estas alterações para adicionar funcionalidade extra aos seus sistemas. É possível aumentar a capacidade de armazenamento, adicionar shells do UNIX e mudar o modo de vídeo de NTSC para PAL.
  • muitos roteadores também rodam Linux, inclusive os fabricados pela Linksys. 

No próximo post: Você sabe qual a "real" taxa de transferência de sua banda larga???

 Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique e/ou elogie. Mas, por favor, seja ético e educado. Somente assim serão exibidos os seus comentários. Obdo.